
Amanhecer de terça-feira pode ter a primeira temperatura negativa do ano no Estado
Nesta segunda-feira, moradores registraram chuva congelada em Vacaria, na Serra
Depois de enfrentar, nesta segunda-feira, a tarde mais fria de 2012, em que houve até a ocorrência de "chuva congelada", os gaúchos deverão conviver com temperaturas ainda mais baixas no feriado de 1° de maio. A intensificação da massa de ar polar que avançou desde a Argentina deve fazer os termômetros caírem a menos de 5°C em boa parte do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta terça. À tarde, o predomínio do sol deve aquecer um pouco o dia e as máximas poderão se aproximar dos 20°C no Norte.
— Há possibilidade da temperatura baixar de 0°C nos altos da Serra no amanhecer de terça-feira. Assim, poderemos ter a primeira temperatura negativa de 2012 no Rio Grande do Sul — avisa a meteorologista Estael Sias, da Central RBS.
Nesta segunda-feira, o frio predominou principalmente na Serra, onde a presença de muita umidade acabou provocando uma chuva congelada em Vacaria. Também conhecido como "sleet", o fenômeno, explica Estael, ocorre quando a chuva se forma dentro de uma camada fria de nuvens baixas e a gota de precipitação, até chegar à superfície, passa por uma camada da atmosfera relativamente mais quente antes de encontrar novamente o ar mais frio perto do solo.
— Se a gota não passasse por essa camada de ar mais quente teríamos a precipitação de neve. Porém, não há frio suficiente para formar neve. Mas podemos ter outros eventos, como a chuva congelada e o "graupel", que é um tipo de granizo miúdo que se forma nessas condições atmosféricas — explica Estael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário