segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleita a primeira mulher para o comando da prefeitura nortense. Com os nove Vereadores eleito e suas votações.

Sob a coordenação do dr. Michel Vedia Porfirio, juiz titular da 130ª Zona Eleitoral, São José do Norte teve, como tradicionalmente acontece, um processo eleitoral tranquilo. Na abertura do processo, foi constatado que duas urnas, localizadas no Bujuru e Turpim, tiveram problemas de funcionamento por falta de energia elétrica, mas, logo em seguida, o problema foi solucionado com o acionamento de baterias.
Com o encerramento do processo de votação às 17h, foi imediatamente iniciada a apuração, com os primeiros dados divulgados oficialmente, indicando a liderança da candidata Fabiany Roig, com um total de 421 votos. No seguimento da apuração, a candidata do PSB foi se distanciando dos demais candidatos, como, aliás, estava sendo previsto pela maioria dos eleitores que se manifestavam durante o período de campanha, considerando a presença de público e bandeiras nos comícios, realizados na cidade e localidades do interior, para atingir, ao final do processo, a soma de 8.505 contra 5.081 votos, dados à chapa Jorge Madruga/Gilmar Carteri e 3.679 a favor da chapa Alexandre Novo/Paulo Rubilar Pereira.
Chamou a atenção, no entanto, o grande número de abstenções, que chegou à casa de 3.258, totalizando 14,92% do colégio eleitoral, unidos a 797 votos nulos, representando 4,29% e 501 votos em branco (2,70%), significando um total de 18.563 votos válidos, garantindo 85,07% do eleitorado presente ao processo.
Após a conclusão, como sempre acontece, um mar de eleitores e simpatizantes da chapa vencedora se concentrou na frente do prédio do Foro, na rua General Osório, para festejar a grande vitória que levará à cadeira do Executivo a primeira mulher, para os próximos quatro anos. A festa da vitória se prolongou pela madrugada.
Eleição para o Legislativo
Considerando a ausência natural dos vereadores Fabiany Zogbi Roig e Alexandre Carinha Novo, que concorreram à cadeira do Executivo, a eleição para a composição do Legislativo mostra a presença de quatro novos vereadores (Matheus Jabor (PP), Luiz Neromar (PSB), Luiz Gauterio (PT) e o retorno de Luiz Pólis (PDT).
Com isso, não se reelegeram os vereadores Cinelande Borges Caminha (PT), Nedilande Amorim Loureiro (PP), Anderson Duarte (DEM), oferecendo uma renovação superior a 55% do Legislativo.
Chama a atenção que, na legislatura com início em primeiro de janeiro de 2017, a Câmara Municipal não terá, em sua composição, nenhuma mulher.
Com o resultado final, a nova detentora do Executivo contará, teoricamente, com uma bancada favorável de quatro vereadores que integram a coligação que lhe ofereceu apoio: Ildomar Costa e Matheus Jabor (PP), Fernando Antonio Machado (PMDB) e Neromar Guimarães (PSB), assim como uma oposição com cinco vereadores: Jorge Ritter Penteado, Luiz Pólis e Paulo Moraes (PDT), Christino Mattos de Azevedo (Solidariedade) e Luiz Gautério (PT).
Vereadores eleitos
Christino Mattos de Azevedo (SD).......... 1.085 votos
Ildomar Xavier da Costa (PP)................1.028 votos
Jorge Ritter Penteado (PDT)....................960 votos
Matheus Jabor (PP).................................782 votos
Paulo Moraes (PDT)................................623 votos
Fernando Antonio Machado (PMDB)..........641 votos
Luiz Pólis (PDT).......................................591 votos
Luiz Gautério (PT)....................................526 votos

Neromar Guimarães (PSB).........................471 votos

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...