quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Quem substituiu Deus. A consciência humana????














Olhei atentamente para a foto do encontro entre os dois papas, o reinante, Francisco, e o emérito, Bento XVI.

Estamos diante de um fato insólito e ecoante: um papa aposentou-se e foi descansar em seu tugúrio.

Rigorosamente, foi uma aposentadoria, Bento XVI cansou-se de exercitar a função de papa e foi repousar com proventos existenciais.

***

Então fiquei cogitando lunaticamente de que o papa aposentado, que era tido como o representante de Deus na Terra, pudesse ter imitado o próprio Deus, que na minha hipótese excêntrica também teria se aposentado depois de criar o mundo em seis dias.

Cogito, diante dos terremotos, das inundações, dos homens se metendo em guerras e atentados nas cidades, enfim, do mal espalhado e reinante aqui na Terra, que Deus tenha realmente se aposentado. Bento XVI teria somente imitado Deus.

***

Essa teoria minha não é tão absurda, ela se casa exatamente numa das teses predominantes em teologia, a de que Deus concedeu ao homem o livre arbítrio, isto é, em suma, Deus criou o mundo, mas não se mete nos fatos acontecidos nele, por isso ocorrem as catástrofes e todos os males terríveis que encerram as relações humanas.

Tendo Deus se aposentado e tendo Bento XVI cedido lugar a um substituto, quem então teria substituído Deus após sua aposentadoria?

Aí é que está a chave da minha tese: quem substituiu Deus foi o livre arbítrio dos homens, a consciência de cada um de nós é que passou a presidir os acontecimentos e os destinos.

A consciência humana é, pois, a substituta de Deus.

***

Por isso é que se criou entre os homens uma expressão muito conhecida: "É preciso estar em paz com a minha consciência", em outras palavras, estar em paz com Deus.

Em ainda outras palavras: temos o dever de olharmos para dentro de nós, bem fundo, e dirigirmos nossas condutas iluminados pela luz dessa introspecção.

Ninguém pode fugir de sua consciência, isto quer dizer que ninguém pode ignorar Deus.

Só despreza Deus quem despreza a sua própria consciência e sai por aí a praticar o mal.

É muito claro pela teoria do livre arbítrio que o homem é que escolhe o seu caminho, Deus deu-lhe liberdade para trilhar o bem ou mal, a seu talante.

E o livre arbítrio é uma das principais diferenças entre os homens e os animais.

Os animais não têm consciência para discernir entre o bem e o mal.

Não sei por que vaidosamente me assalta a impressão de que acabei de escrever uma das melhores colunas minhas de todos os tempos.

***

Usain Bolt, o atleta mais rápido do mundo em todos os tempos, visita o Rio de Janeiro no próximo dia 31 de março.

E o Instituto da Criança com Diabetes faz um apelo a esta coluna: o de que estas linhas colaborem para que o célebre atleta vista a camiseta do Instituto para que ecoe nacionalmente o objetivo de sua obra.

O Instituto já tentou entrar em contato com Bolt, sem sucesso. Mas se empenha profundamente para que ele vista a camiseta. Por sinal, o Instituto só tem um meio para custear a sua nobre tarefa: é a venda de suas camisetas.

A camiseta que se sonha que Bolt envergue não custará nada a ele: apenas o grande gesto de vesti-la.

                                             Pé na bola

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...