sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carnaval Nortense é destaque no RIo Grande do Sul.




Obviamente quando expressei minha opinião, que não podíamos aceitar que MONOCRÁTAS mudem uma tradição. Não esperava uma reação do Poder Executivo, pois simplesmente não entendia o porquê da mudança de Rua, afinal tradicionalmente essa festa popular ocorria todos os anos na Rua General Osório, com exceção do ano de dois mil e nove que ocorreu na Rua Marechal Floriano.
Recebi inúmeras criticas do mesmo em um jornal da cidade vizinha que premiava desinformação por parte deste blogueiro, pois em minha matéria questionei o valor da compra de um imóvel e o valor do carro som, que na minha concepção parecia uma caixa de fósforos e outras coisas que na época não tinha necessidade.
Sobre a compra do imóvel que se quer questionei valores me responderam com tanto artigo da lei municipal, fizeram um carnaval de explicações, quando falei que a imóvel havia sido adquirido com o dinheiro do FUNDEB me encheram com números de Leis 9394/96 e outras informações.
Para minha surpresa venho uma segunda resposta da Prefeitura que realmente o dinheiro para a compra havia sido oriundo da cota anual de 25% da constituição Federal. Neste momento, fiquei a me perguntar onde permeia a desinformação: De um simples munícipe que gosta de emitir opinião? Ou de um poder constituído. Toda essa critica foi porque o Carnaval de São José do Norte, sempre foi feito na Rua General Osório, ou seja, nossa rua Direita e o mesmo sem consultar as autoridade mudou para uma rua ao qual nem comercio havia, prejudicando toda a classe comercial de São José do Norte.
Cometei que foi o pior carnaval de nossa história, mas felizmente ouviram a critica. Espernearam, porém, no ano seguinte o mesmo voltou para o lugar de costume com um excelente movimento de carnavalescos e em 2011 chegou ao Maximo e sem custo nenhum para o Executivo já que se formaram vários blocos que animaram a maior festa popular deste País dentre eles estão: Bloco da Croa, as Caçuletes, As garotas do Mar- Grosso, TV RBS e a criatividade de alguns foliões. Tanto que foi nota de reportagem de uma emissora de TV, que comparou o Carnaval nortense aos mais famosos do País.
Será que eu estava tão errado assim? Precisava fazer tanto escândalo em jornais e depois pediria para publicar errata das Leis. Que realmente tudo vinha do FUNDEB. Onde premiava a desinformação? Quero publicar essa matéria em meu blog, mas não para dizer que fui um dos responsáveis pelas mudanças de local do carnaval, mas com certeza foi um importante passo para a mudança de pensamento das autoridades na forma de organizar com mais carinho a maior festa popular brasileira em São José do Norte.

Pé na bola.

3 comentários:

joaowaldirpenabola.blogspot.com disse...

Carta Resposta ao Pé na bola a Matéria (Nossos Carnavais-19/03 ao Jornal agora de Rio Grande.
Nós da Prefeitura Municipal de São José do Norte, concordamos que o carnaval na cidade é umas das mais belas manifestações culturais de nosso povo. Por isso, tomamos algumas medidas que, em nosso entendimento, forma necessárias para que a festa de 2009 fosse ainda melhor. Uma delas foi a mudança da Rua General Osório para a Rua marechal Floriano.Ela ocorreu, pois na General Osório o Transito de caminhões é proibido, o que impediria o desfile do Trio Elétrico.Além disso foram liberados no total R$ 12880,00 para os blocos e para o investimento da infraestrutura, incluindo a limpeza das ruas e organização da Festa Popular.Isso prova que a administração Municipal valoriza a festa popular nortense.com relação ao prédio adquirido pelo Município,através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, previamente à compra, foi realizada estudo de valor de mercado tanto aqui como em Rio Grande e, por final, o valor foi considerado dentro da média para imóvel com sua extensão . O mais importante, e aí permeia a falta de conhecimento do autor da carta Matéria, é que a verba empregada na aquisição do imóvel é de uso exclusivo da Educação, advinda do FUNDEB, ou seja, não poderia ser utilizada para quaisquer outros fins se não à aquisição de Bens e à promoção de melhorias para a educação, de acordo com as leis 9394/96(Lei de diretrizes e bases da Educação)De acordo com a pesquisa no setor imobiliário do Rio Grande e São José do Norte, o valor do imóvel está de acordo com a tabela de preços empregada na época. Portando, não pagamos nem mais nem menos do que o imóvel valia realmente. O prédio será utilizado para abrigar as novas instalações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que hoje abriga 15 funcionários em instalações precária, que podem ser vista por qualquer munícipe.Por fim gostaríamos de apresentar alguns dados que discordam do leitor quando ele afirma que nosso Município é o "Ultimo em Educação".De acordo com dados do Ministério da Educação, tivemos uma melhora de índice de desenvolvimento em educação Básica que superou melhorias de Rio Grande e pelotas, por exemplo,tanto nos anos iniciais como nos finais.Para tomar a Educação ainda melhor em nossa cidade, a Secretaria de Educação e Cultura está trabalhando em vários projeto, como qualificação de professores, a ampliação da rede de atendimento no interior- através de municipalização de escolas estaduais - a criação de informática no interior para que cada vez alunos tenham acesso ao computador, entre outros projetos em andamento. Outro exemplo são os quatros veículos de transporte escolar, recém adquiridos, que hoje mesmo chegam a cidade. Trabalhamos arduamente para que não somente o Carnaval, mas também todas as áreas estejam cada dia melhores em nossa cidade e sabemos que ainda temos muito a fazer. Por isso, estamos sempre dispostos a ouvir comentários, criticas e sugestões de todos os nortense. Resposta a uma matérias que fiz ao carnaval sem pedir preço de nada.

joaowaldirpenabola.blogspot.com disse...

Para minha surpresa no outro dia novamente a Prefeitura publicou a Resposta que o fez com tanta segurança pedindo um direito de "Errata" ao mesmo Jornal Agora da cidade de Rio grande Na edição deste Jornal dos dias 28/29/03/2009, a administração Municipal de São José do Norte manisfestou seu direito de Resposta em face das alegações do Pé na bola. no texto anterior afirmamos que o Município adquiriu um imóvel com verbas advindas do "FUNDEB", Quando na verdade os recursos utilizados nessa aquisiçao foram oriundos da cota anual de 25% da arrecadação Municipal, a qual deve ser empregada na educação, segundo o Art. 212 da Constituição Federa. Agora eu pergunto onde Permeia o desconhecimento, do cidadão ou do executivo? Para com a brincadeira.

joaowaldirpenabola.blogspot.com disse...

Jonatham.
Poxa, eles disseram que tu não tinhas o conhecimento sobre o fato de tu achares que o imóvel não valia o que foi pago. Ví sua matéria não pedisse explicações sobre valores e colocaram uma errata no Jornal? é uma piada queriam te ironizar sobre sua falta de conhecimento e acabaram se explicando de forma errônea, que legal em , na verdade eles que não tem conhecimento, que vergonha. Parabéns pela tua coluna, só achei o carro som muito fraco para o valor estipulado. Piadistas.

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...