terça-feira, 10 de setembro de 2019

São José do Norte: Mui Heróica dos Farrapos. As duas Versões para o nome da cidade. Com muitas fotos desta querida SJNorte-Rs

                                                                           Origem do Nom


Homenagem ao rei do Portugal, D. José I. Na noite de 6 de julho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente nossas terras ficam sob o domínio de Portugal. Volta a ser hasteada a bandeira lusa e por ser o aniversário do rei D. José I, nosso Município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.

(foto abaixo) Hidroviária
Solar dos Imperadores.
















São José do Norte é uma cidade rica em tradições históricas, com vestígios da passagem dos índios Carijós, seus primeiros habitantes. Por sua posição estratégica, figurou por duas vezes na história do Brasil, como fator de unidade nacional. No período de 1763 a 1776 quando, por quase 13 anos, serviu de Trincheira da Nacionalidade, resistindo e impedindo o avanço dos espanhóis, até a expulsão do incômodo invasor. A segunda passagem histórica aconteceu em 16 de julho de 1840, quando na ruas da Vila Invicta, os farrapos de Bento Gonçalves foram repelidos pela tropa legalista comandada pelo coronel Antônio Soares de Paiva na mais sangrenta batalha da epopéia farroupilha. Seus habitantes orgulham-se dos visitantes ilustres que por lá passaram, entre eles Dom Pedro I e Dom Pedro II, e das personalidades, como o Almirante Tamandaré e a poetisa Delfina da Cunha, que nasceram nessas terras. Colonizada por casais de açorianos, foi ali que o governo de São Paulo, antes do povoamento do território gaúcho, determinou a instalação de um posto de vigilância para impedir o avanço de conquistadores espanhóis. Hoje o município é reconhecido também pelo cultivo da cebola, que figura como sua principal atividade econômica.
















Algumas pessoas, nascidas aqui, se destacaram por seus feitos históricos. Dentre os mais ilustres, distinguiram-se o Almirante Marquês de Tamandaré, nascido na Povoação da Barra em 13 de dezembro de 1807 e o Imperial Marinheiro Marcílio Dias, nascido no Pontal da Barra.
  Pode-se ainda destacar outro marujo ilustre, Tobias da Silva que teve importante participação na Revolução Farroupilha.
  Outro nome a ser citado é o de João Antônio da Silveira, nascido na Povoação de Nossa Senhora da Conceição do Estreito que pertenceu ao grupo legalista que lutou contra as forças farroupilhas.
  Vale comentar a respeito do Coronel Severino Gonçalves da Silva pela sua participação na Guerra do Paraguai.
  A figura representativa do panorama inicial da literatura rio-grandense é a poetisa cega Delfina Benigna da Cunha, cunhada de João Antônio da Silveira, nascida no Pontal da Barra, em 1791. Escreveu três volumes de poesias (1834, 1838 e 1846), sendo a primeira mulher a merecer a publicação de um livro de poesias no Rio Grande do Sul. Nas letras, destacam-se, ainda, a figura de Enéas Galvão.






PROMOTORIA PÚBLICA.
Igreja Nossa Senhora da Conceição. Na localidade do Estreito onde se instalou o primeiro povoado do Estado do Rio Grande do Sul.
Nas andanças pelo interior de São José do Norte, podemos encontrar paisagens incríveis como por exemplo, pôr do Sol na localidade do Passinho, um dos mais lindos e encantadores do Município, além, de encontrarmos uma comunidade hospitaleira como todo povo nortense. Ainda podemos apreciar a beleza do molhe leste num encontro dos lobos marinhos com o mar, local apropriado para o Surf ou uma pescaria. Assim é São José do Norte um lindo lugar para se viver e apreciar a natureza. Pescadores vão para o imenso mar da lagoa dos patos a procura do sustento de suas famílias.




Pier Nortense um local magnífico para o turismo sendo um dos principais pontos nortenses da atualidade, ótimo para quem pratica a pescaria de linha, ou molinete, porém, vem sendo destruído pelas constantes atracações de chatas que não pagam nada para o Município. Promessa de reforma do Superintendente do Porto, mas que esbarra na vontade da Promotoria Publica, o que fazer? Como foi possível construir e agora não é possível reformar? Alguém tem a resposta? Vamos esperar os acontecimentos, enquanto isso estamos a caminho de perder um dos maiores pontos turísticos de nossa São José do Norte.














Vista aérea de São José do Norte, a foto acima é da Rua Marechal Floriano Peixoto, uma das principais de São José do Norte, porém, é tratada com descaso por todos os Prefeitos que passaram pela Prefeitura Municipal tendo diversos tipos de calçamento, como areia, barro, serragem e agora cascalhos. Será que um dia vai receber um calçamento de verdade?

Além do encontro com a natureza o surfista aproveita o mar para praticar um dos esportes mais belos da natureza no pico nortense. Local que já teve uma etapa do circuito nacional da modalidade.



Vista de São José do Norte, sempre protegida pela Matriz São José.



Caminho para o Balneário Praia do Mar Grosso e Cocuruto, Pontal, Povoação e Quinta Secção da Barra.

2 comentários:

GUACIRA HOOD disse...

QUE BELAS FOTOS MEUS PARABÉNS MEU AMIGO,SAUDADESV DE MINHA AMADA TERRA..

minhas montagens disse...

AMEIIIIIIIIIIIIIII MINHA QUERIDA CIDADE, ONDE PASSEI METADE DA MINHA VIDA E AMO ATE HOJE PARABENS JOAO WALDIR PELO BELO TRABALHO...... BJS

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...