terça-feira, 9 de julho de 2013

Alô , Alô, Senhor Prefeito só de mídia não se governa............


Alô, alô, Senhor Prefeito!

Alô, alô, Senhor Prefeito!


Deixando o meu silêncio de lado após seis meses de seu governo, seria muita imprudência de minha parte em cobrar grandes resultados. Todavia, a minha ansiedade é resultante no acompanhamento das ações efetuadas pelo Executivo Municipal até a presente data.
Em princípio, no seu governo poderá até existir algum planejamento, mas em verdade não se identifica intenções concretas que demonstre conhecimentos para tais procedimentos. Vê-se, sim, secretariais atuando pontualmente em problemas onde se torna explícito as carências em seus quadros técnicos e, em especial, de seus secretários. Constata-se que alguns deles atuam somente sob reclamações feitas através de programas radiofônicos, onde essas emissoras mais parecem uma ouvidoria do município.
Há, em verdade, pouquíssimos secretários que se identificam com qualificação para o cargo, mas todos com carência no corpo técnico. Há, ainda, alguns mais discretos, exercendo os procedimentos dos três macacos: não vi, não escutei, não falei.
Claro que há gente capacitada nesse governo, mas identificá-los não será tarefa fácil. Como me considero um analista crítico, não poderia deixar de realizar uma comparação do governo atual com o anterior.
Fico muito à vontade em assim fazê-lo, pois nos anos 2011 e 2012, através de 16 artigos, identifiquei e critiquei vários problemas do governo passado, bem como as suas possíveis soluções. Constatei que, infelizmente, os mandantes daquela época estavam com problemas de audição e/ou visão. Águas passadas!
Hoje, o atual mandatário, com as graças de Deus, não possui nenhum tipo de problemas em audição, visão e, especialmente, de fala. Essa última é usada brilhantemente de uma maneira simples e correta nos meios de comunicação. Pergunta-se, então: isso resolverá os problemas do município? Trata-se de uma incógnita! Mas, pelo menos, se constata que o Chefe do Paço Municipal é sabedor dos problemas existentes.
O destino é cruel! Vê-se que os erros do governo passado estão emergindo nessa administração com uma fluidez tal, e que, pela sua semelhança, confundem-se com as metas desse governo.
Há secretários que são, simplesmente, “palpiteiros”. Seus currículos, quando os há, são totalmente conflitantes com a área envolvida. Volto, então, a um pensamento que gosto muito de citar: POLTRONA DE SECRETÁRIO OU CARTEIRA PARTIDÁRIA NUNCA TRANSMITIRAM CONHECIMENTOS: ISSO SE ADQUIRE EM MEIOS UNIVERSITÁRIOS. Quem o desconhecer governará na sombra!
Será que o Senhor Prefeito acredita que com esse seu secretariado terá condições de resolver os inúmeros problemas existentes em nosso município? Sei lá!
Divagando sobre o assunto, pergunta-se: caso o senhor prefeito fosse reconduzido à presidência do S.C.Rio Grande, com os cofres cheio de dinheiro, com o Muricy Ramalho ou Felipão de técnico, mas com esse plantel de jogadores que hoje se apresenta, teria condições de postular algo no Campeonato Brasileiro? Claro que não! Por quê? Simplesmente, faltaria o essencial, ou seja, faltaria a qualificação técnica do plantel. Iria, certamente, lutar apenas para não ser rebaixado.
Então, em analogia com o S.C.Rio Grande, entendo que no Paço Municipal a coisa é idêntica. Ainda mais. Independente de haver verbas disponíveis para equipamentos e demais elementos operacionais, especialmente nas áreas de engenharia e da saúde, em face da carência de gestão na qualificação no plantel do seu secretariado político - que deveria ser um secretariado técnico - postular algum sucesso está se transformando numa jornada inglória.
Finalizando, já se fala em mudanças em seu secretariado. O que seria uma boa. Mas, por favor, não vamos trocar seis por meia dúzia. Vamos qualificá-lo!

*Engenheiro civil, engenheiro sanitário e urbanista
dinizmeioambiente@hotmail.com

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...