sexta-feira, 15 de março de 2013

Draga Triches deixa o canal Miguel da Cunha


O canal Miguel da Cunha, na ligação entre São José do Norte e Rio Grande, que causou problemas de navegação para as lanchas de transporte de passageiros, considerando a presença da Draga Triches, para as operações de dragagem, fazendo com que o tráfego de passageiros tivesse que ser desviado da sua rota natural, passando a contornar a Ilha de Terrapleno de Leste, assim como a barca de transporte de veículos, provocou protestos da comunidade, posto que o novo trajeto vinha causando problemas de atraso especialmente para um grande número de trabalhadores de São José do Norte que trabalham, estudam ou possuem outros interesses em Rio Grande. A grita que se generalizou e proporcionou movimentos de protesto chegou aos poderes executivo e legislativo e terminou parando no judiciário, através de solicitação feita pela Câmara Municipal de Vereadores de São José do Norte.
Após análise dos fatos, pela drª. Fabiana Gaier Baldino, foi exarada determinação - considerando vários itens - de paralização imediata dos serviços de dragagem e o retorno das atividades do transporte de passageiros ao canal, embora as barcas de transporte de veículos permaneçam contornando a ilha, devido às condições em que se encontra o canal e o calado do rebocador que movimenta a balsa. Embora houvesse a paralização da dragagem, a draga permaneceu no local, com a proteção de um rebocador, para impedir risco ao tráfego pelo local.
Nesta quarta-feira, no entanto, a draga foi retirada para ser atracada junto ao cais do Porto Novo, enquanto uma nova solução venha ser estudada para a dragagem, permanecendo no local a tubulação para expedição da sedimentação, que vinha ocorrendo nas proximidades da Ilha de Terrapleno de Leste sem, no entanto, trazer maiores problemas ao tráfego de embarcações, por estar localizada fora do canal.
Por sua vez, o canal foi estreitado, com a movimentação das boias de sinalização, nos pontos considerados mais críticos.

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...