quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Ministro Joaquim Barbosa e o Primeiro negro a assumir a Presidência do STF.


O ministro Joaquim Barbosa assume oficialmente nesta quinta-feira, 22, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa será o primeiro negro a presidir a Corte. A TV Estadão transmite a cerimônia de posse ao vivo a partir das 15h.
O ministro substitui Ayres Britto, que deixou o STF na semana passada, quando completou 70 anos e se aposentou compulsoriamente. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas para o evento, entre elas a presidente Dilma Rousseff, celebridades e representantes do movimento negro brasileiro. Após a cerimônia solene, haverá uma recepção  num dos principais buffets de Brasília – o Porto Vittoria, às margens do lago Paranoá. A festa será paga por associações de juízes.
Barbosa ganhou notoriedade em razão do processo do mensalão, do qual é relator. Ao longo das sessões, protagonizou discussões acaloradas, em especial com o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo e, a partir desta quinta, vice-presidente do STF.
Nascido em Paracatu (MG), Joaquim Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fez carreira no Ministério Público Federal (MPF) como procurador da República. Foi indicado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é membro da Corte desde 2003.
Acompanhe abaixo os principais momentos da cerimônia:
15h30 – O ministro Celso de Mello, decano do tribunal, preside a sessão solene de posse.
15h28 – O cantor Martinho da Vila e o ator Lázaro Ramos são algumas das celebridades presentes à posse de Barbosa. Eles destacaram a postura do ministro no processo do mensalão e o fato de ele ser o primeiro negro a comandar um poder no país. “É um cara que dialoga com o que a sociedade quer, que se mostra de acordo com o anseio da sociedade”, disse Lázaro Ramos. “É um momento importante, não só pela negritude, mas por ser pobre, filho de pobre, é um estímulo para os jovens de hoje”, afirmou Martinho da Vila. O cantor usou a música “Sonho de um Sonhador” como a ideal para o momento.
15h27 – Hino Nacional é executado pelo bandolinista Hamilton de Holanda.
15h25 – É aberta a sessão solene de posse.
15h19 – A presidente da República, Dilma Rousseff, chega ao Supremo Tribunal Federal, acompanhada do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
14h57 - O ex-piloto Fórmula 1 Nelson Piquet destacou há pouco a transparência como característica principal do “amigo” Joaquim Barbosa. “Ele é bem transparente, fala o que acha e isso não vai mudar”, disse, ao chegar para a cerimônia de posse. Piquet afirmou que Barbosa está dando “exemplo” na condução do processo do mensalão, do qual é relator. Ele disse que conhece o ministro do STF desde adolescência, na própria capital.
14h55 - No momento, há uma fila com mais de 50 convidados para entrar no prédio do STF onde ocorrerá a solenidade de posse do primeiro negro a assumir a presidência do tribunal. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, advogado de um dos réus do mensalão e que, em 2003, sugeriu o nome de Joaquim Barbosa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, já chegaram ao evento.
14h50 – A movimentação é intensa do lado de fora do Supremo. Trezentos convidados terão assento no Plenário do Supremo para assistir à posse. Para acomodar os demais convidados, telões foram instalados em outras salas internas do tribunal e também do lado de fora do prédio.

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...