Sobrado Chaffic
Data da Construção: 1816.
Localização: Rua Marechal Deodoro n°. 295.
Primeiros moradores: Domingos da Silva e Moreira Azevedo
Atividade atual: loja e residência
Histórico:
Na parte externa o prédio funcionou uma Agência da Alfândega e mais tarde a Exatoria Estadual. No local também funcionou o Ginásio de São José do Norte. A família Azevedo criava um menino de nome Deolindo. Um certo dia, o menino estava na janela quando uma rajada de vento jogou seu chapéu para a rua e como havia dunas de areia muito altas na Cidade e por estar com preguiça de descer as escadas, jogou-se de onde estava caindo nas dunas sem se machucar. Outro fato interessante aconteceu em 1876 quando a família participava de um ato religioso. Alguns vereadores ficaram em casa em companhia do proprietário, sendo servidos por uma mucama da família. Por se tratar de moça bonita e vistosa, despertou cobiça dos parlamentares . Para agradar seus convidados e após ingerirem algumas taças de vinho, o anfitrião ordenou que a mesma tirasse suas vestes e dançasse sobre a chapa quente do fogão. Obedecendo a ordem, mas não suportando a humilhação, jogou-se pela janela , morrendo logo após em consequência da queda. Ao longo dos anos funcionou neste prédio a agência da Alfândega e a Exatoria Estadual. Mais tarde o senhor Shaffic estabeleceu-se com comércio de rádios, baterias, aerodínamos e outros. Por algum tempo foi instalada a Escola Estadual, curso ginasial, enquanto se providenciava a construção do novo prédio, isto de 1969 a 1973, aproximadamente.
Solar dos Imperadores
Data de Construção: 1800
Localização: Rua Gel. Bento Gonçalves da Silva 153.
Atividade atual: Moradia, em parte.
Histórico Considerada na época a maior mansão colonial do Município, hospedou dois Imperadores; em 1826, Dom Pedro I quando em visita a Província, e em 1845, o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Tereza Cristina, acompanhados de destacada comitiva, desejosos de conhecer a Vila que foi capaz de resistir a invasão Farroupilha, oportunidade na qual Dom Pedro II oficializou o título de " MUI HERÓICA VILLA", distinção conferida apenas às guarnições que demonstravam fidelidade à Coroa Imperial defendendo-a a qualquer preço.
Frigoria Data de Construção: 1849 Localização: Rua General Bento Gonçalves da Silva 23/29 Histórico Situada na Rua Bento Gonçalves a Frigoria ( Indústria de Comércio do Frio S/A), foi construída para servir como a mais importante alfândega do Rio Grande do Sul, ficando a ela subordinadas as alfândegas de Rio Grande e de Porto Alegre, isso em 1849, época em que esta era a quarta do Império em rendimentos. Sobrado Gibbon Data de Construção: Anterior a 1900 Localização: Rua General Osório nº.134 Atividade Atual: Em processo para restauração.
Histórico: Casa de residência e comércio, situada na Rua General Osório, 134 esquina com a Rua Júlio de Castilhos, teve sua construção anterior a 1900, com alterações nas portas, janelas, reboco e pinturas ao longo dos anos. Em doze de fevereiro de 1901 o Prédio sofreu um incêndio no térreo, após foram feitas reformas que não modificaram a fachada do mesmo. Em 1931 houve um novo incêndio na parte superior , quando funcionava o Hotel Amaral , mas não afetou o aspecto da construção.
O Prédio foi comprado pelo Município e aguarda restauração a fim de instalar setores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Casa Castro Data de Construção: 1840 Localização: Rua General Osório nº 61 Atividade Atual: Ministério Publico Estadual Histórico: Foi moradia, Hotel Beira-Mar, Hotel São José, Clube Liberal Lions Clube, Açougue e farmácia. Hoje funciona no local a Promotoria de Justiça do Município.
PÉ NA BOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário