sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Centéssima décima Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem



           Povoação da Barra  - São José do Norte/RS este ano a Festa de 2012 é do dia 18 a 22 de Janeiro do Corrente ano

          A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem teve início em Portugal, tanto que os antigos pescadores da região de Lisboa costumavam erguer santuários dedicados à santa, como protetora dos pescadores, na crença de que Nossa Senhora protegia o local de onde partiam pessoas para destinos diversos, com um sentimento de boa viagem aos que deixavam o local.
          O santuário mais antigo, dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem encontra-se localizado nas proximidades da cidade de Lisboa (Portugal)
          Na vila de Ericeira, em Portugal, todos os anos, desde 1947, entre os dias 15 e 18 de agosto, a comunidade presta sua homenagem a Nossa Sra. da Boa Viagem. Durante os três dias são realizados bailes, espetáculos, procissões e missas campal que reúnem centenas de fiéis.


No Brasil.
          Conta a história que, em 1706, Francisco Homem Del Rey e Luiz Figueiredo Monterroyo chegavam ao Brasil à procura de Minas de Ouro, mais especificamente a Mina de Cata Branca, localizada próximo ao Pico de Itaubira do Rio de Janeiro.
          Em 1709, os dois amigos chegaram à região de Mina de Cata Branca, onde se estabeleceram fundando o povoado denominado Itaubira do Rio de Janeiro de Nossa Senhora da Boa Viagem e lá construíram uma capela em homenagem à santa, pois em sua viagem já haviam trazido, além do retabulo, todo o material litúrgico para a futura paróquia. A capela foi elevada à paróquia em 1742.
          No fim do século 18, foi criado o povoado de Curral Del Rey, em Minas Gerais. O povoado contava com cerca de 30 ou 40 casas e, entre essas, foi construída uma capelinha tosca que ganhou invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa da predileção dos bandeirantes e forasteiros, em virtude da vida nômade que levavam. Mais tarde, em lugar da pequena capela foi construída a atual Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

          Nossa Senhora da Boa Viagem foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte, Capital do Estado de Minas Gerais, pelo papa Pio XII, em atendimento ao pedido formulado pelo cardeal dom. Carlos Carmelo Mota.
          Todos os anos em Belo Horizonte é realizada, em homenagem à santa, a Procissão Luminosa que reúne milhares de fiéis, saindo da Praça Rio Branco até a Catedral onde é realizada missa solene.


Em São José do Norte
          A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem foi trazida pelos velhos pescadores que vieram de Portugal e se estabeleceram na região da Barra em São José do Norte onde ergueram a capela que servia para orações antes da saída das canoas para o mar e, mesmo para as mulheres que ali buscavam, através de orações, proteção para os maridos e filhos que estavam enfrentando os perigos do mar, atrás do peixe que provinha o sustendo das famílias.

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...