domingo, 9 de junho de 2019

Visita à histórica cidade de São José do Norte Homenageada por D.Pedro II com o título de “Mui Heroica Villa” pela coragem do seu povo na batalha de São José do Norte travada nas suas ruas em 1840, na Revolução Farroupilha.


Arquiteto Oscar Décio Carneiro*Inicio na hidroviária do Rio Grande, com embarque na lancha para a pitoresca travessia pelo canal Miguel da Cunha pelo estuário da laguna dos Patos, visualizando o Porto Velho do Rio Grande, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, sede do 5º Distrito Naval, Clube de Regatas Rio Grande, ilha da Base, Porto Novo, canal do Rio Grande, chegando à doca de São José do Norte e aí desembarcando.
Passeio pelo centro antigo com Matriz São José, prédio majestoso, em que predomina a arquitetura Neoclássica, erigida em local mais elevado. Essa Matriz herdou sua condição da antiga Matriz do Estreito quando aquela povoação perdeu para São José do Norte a sua então maior importância. Ela é sede da histórica procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que se repete a mais de cento e noventa anos e que se originou na iniciativa dos catraieiros que transportavam as mercadorias que chegavam ao porto natural e mais profundo de São José do Norte para o Rio Grande.
Visualizar o prédio da Câmara de Vereadores, que na realidade é um falso histórico, cuja fachada recente imita um estilo que não se executa mais.
Apreciar a antiga Intendência Municipal, cujo prédio está ainda com seu restauro inacabado, tratando-se de um exemplar que testemunha o apogeu daquela cidade, tendo sido erigido ao final do século 19, em estilo Eclético.
Visitar a sede do Ministério Público, objeto de uma importante iniciativa daquela repartição no benefício do patrimônio edificado da cidade ao promover a restauração do antigo Hotel São José, prédio de feição Neoclássica. O seu auditório aberto ao uso da comunidade é atualmente o local mais categorizado para reuniões, palestras e solenidades.
Conhecer seu prédio restaurado, e aí avaliar a exposição do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte, focada em especial na Epopeia Farroupilha e na histórica batalha de São José do Norte.
Admirar o Solar dos Imperadores, prédio de estilo predominantemente Neoclássico erigido no início do século 19, sendo o mais antigo da cidade. Ele tem essa denominação por ter recebido a visita de D.Pedro I quando foi homenageado com uma declamação da poeta Delfina da Cunha, e de D.Pedro II quando agradeceu ao povo de São José do Norte seu heroísmo na famosa batalha de 1840. Apreciar outros sobrados do século 19.
Visualizar o prédio de estilo Modernista da vertente Art Déco da Escola Estadual Marques de Souza, na rua principal.
Jantar com frutos do mar, incluindo peixes, siri e camarão, no restaurante especializado Brisamar.
Embarque na hidroviária de São José do Norte na lancha que fará a romântica viagem de retorno, sob o luar que se reflete nas águas da laguna dos Patos, a maior do Brasil, desembarcando na hidroviária do Rio Grande, encerrando o passeio.




*Conselho de Arquitetura e Urbanismo/Instituto de Arquitetos do Brasil/Conselho Municipal de Patrimônio Histórico

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...