segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Onde as águas se cruzam. em nossa Mui Heroica Vila

CIDADE ONDE AS ÁGUAS SE ENCONTRAM

São José do Norte “MUI Heróica Villa”

Venham conhecer nossa cidade, onde você irá encontrar belíssimas paisagens, tranquilidade, simplicidade, riqueza históricas e um povo hospitaleiro. 


             A origem do nome da cidade de São José do Norte apresenta duas versões:
            A primeira versão surgiu em virtude da crendice de que os primeiros habitantes da região, depositavam crença em São José e os historiadores acrescentaram o restante do nome, "do Norte", porque era o Município que ficava ao norte do município de Rio Grande.
 A segunda versão conta que o nome "São José" era em homenagem ao rei do Portugal, D. José I. Na noite de 6 de julho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente nossas terras ficam sob o domínio de Portugal. Volta a ser hasteada a bandeira lusa e por ser o aniversário do rei D. José I, nosso Município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.
A cidade guarda importante parte da história do Rio Grande do Sul. Foi palco de um importante combate da Revolução Farroupilha e devido a esse episódio recebeu o título de Mui Heróica Villa, por meio do Decreto Imperial de 25 de outubro de 1831. Em 31 de março de 1938, a vila de São José do Norte foi elevada a categoria de cidade.
            O município de São José do Norte, possui área de 1.118,109 km2 e está localizado na Planície Costeira do Rio grande do sul, está distante aproximadamente cerca de 372 quilômetros da capital do estado, faz parte de uma península situada entre o oceano Atlântico e a Laguna dos Patos. A população é de aproximadamente 25 mil habitantes (IBGE 2010).

                                         Pé na bola

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...