segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Municípios do estado fazem paralisação na segunda


Municípios do estado do Rio de Janeiro promovem na segunda-feira uma paralisação dos serviços públicos não-essenciais, como hospitais, em protesto à falta de repasses de recursos às prefeituras. Na terça-feira, está prevista uma reunião, em Brasília, de um grupo de prefeitos com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando serão apresentadas a eles propostas para a redução das despesas das administrações municipais, como alternativa à desoneração dos gastos dos municípios, sem danos aos serviços prestados à população.

O presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj) e Prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, disse que os prefeitos estão se sentindo muito mal por terem que cortar serviços essenciais, devido à queda dos repasses. "Cortes pontuais já foram feitos em todas as prefeituras e não estão solvendo", disse ele.

As principais motivações para a paralisação são a brutal queda de arrecadação que estão sofrendo os municípios brasileiros, oriunda da redução significativa dos repasses federais, considerando que os entes municipais estão na ponta da linha do atendimento aos cidadãos, sendo, por isso, sistematicamente acionados e cobrados a todo tempo, com a inviabilidade de manter a qualidade dos serviços.

De acordo com a Aemerj, os municípios percebem a necessidade de realizar uma ação conjunta, que mostre à população a real situação e, principalmente, que sensibilize o governo federal e os poderes da União para que busquem uma solução imediata para tão o problema.

Na região serrana do estado, o protesto será liderado pela prefeitura de Nova Friburgo, cidade que enfrentou, em 2011, uma das piores catástrofes climáticas da história, com centenas de mortos. O decreto nº 178, de 21 de setembro, publicado no Diário Oficial de Nova Friburgo na quarta-feira, 

Nenhum comentário:

Geografia de SJNorte - Veja como e linda nossa Praia do Mar Grosso que infelizmente a mídia televisiva não divulga.

                                           Nossa linda Praia do Mar Grosso O município, localizado em uma península, é banhado a...